Como conter as “Fake News”

notebook em cima de uma mesa com objetos onde se lê na tela
Mentiras prejudicam as campanhas eleitorais e justiça tenta controlar o crime nas plataformas digitais - Divulgação/CSC
por Karyna Pereira, Diretora de Relacionamento da Estrutura de Comunicação

A maior preocupação entre jornalistas e população é a crescente disseminação das notícias falsas. Aplicativos de comunicação e redes sociais transformam os boatos em verdadeiros tsunamis de informações, os quais os jornalistas combatem diariamente exigindo credibilidade.

É fato que as páginas de jornal como este ganharam mais notoriedade nesse cenário, afinal, o que está impresso há de ter sido checado com mais tempo e cuidado por jornalistas. Ainda assim, a quantidade de notícias imprecisas e questionáveis impressiona os profissionais da área. Preocupação que aumenta em ano eleitoral.

Enquanto ninguém, nem mesmo o Tribunal Superior Eleitoral, sabe o que fazer para conter essa avalanche de informações falsas, os assessores de imprensa se destacam nessa relação de checagem e relacionamento com a mídia.

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Além do monitoramento rotineiro das notícias, o profissional que trabalha com assessoria ainda conta com mais dois fatores positivo para auxiliar o trabalho dos jornalistas nesse combate das fake news: o contato fácil e, muitas vezes, imediato com os veículos de comunicação e o conhecimento dos fatos envolvendo seus clientes, conferem agilidade na resposta as notícias falsas. Com isso, a possibilidade de evitar uma crise de imagem e reputação para o cliente é infinitamente maior, além de garantir a credibilidade do meio que divulga as informações confiáveis.

Combater as notícias falsas é separar o joio do trigo, num simples exercício de checar a fonte que divulga o conteúdo e verificar a procedência da informação. Sendo assim, notícias que chegam por mão de agências e assessorias garantem a origem da notícia.

Portanto, os profissionais, que durante muito tempo foram vistos com preconceito pelas redações, hoje são indispensáveis para garantir a veracidade dos fatos. Uma via de mão dupla: são essenciais para o posicionamento do cliente na imprensa, como ferramenta de marketing, além de confiáveis fontes para a verificação de informação, com a agilidade de quem conhece a rotina da produção de notícias diárias.

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