Essa semana comemoramos a Páscoa, e os tradicionais “ovos” são sempre as opções mais escolhidas pela população. Nessa época do ano os fabricantes não poupam a criatividade das formas, embalagens e dos doces para chamar a atenção principalmente da criançada. Mas, e a qualidade nutricional do chocolate, será que é tão boa assim?
Pois bem, hoje irei ensinar a você como escolher um chocolate mais saudável.
Em primeiro lugar, um chocolate para ser considerado chocolate mesmo precisa ter no mínimo 25% de cacau, porém, uma pesquisa realizada em 2013 em algumas marcas mostrou que havia apenas cerca de 5% de cacau nos chocolates.
Quando for às compras, escolha sempre chocolates que contenham 60, 70 ou 80% de cacau. Caso você não esteja costumado com o sabor mais amargo, comece com aqueles com teor mais baixo e vá aumentando gradativamente até o seu paladar se habituar ao sabor do cacau.
A lista de ingredientes do chocolate é outro detalhe bem importante e deve ser composta como primeiro ingrediente o cacau (massa de cacau, manteiga de cacau, pasta de cacau, ou pó de cacau) e, caso apresente açúcar, que seja um dos últimos ingredientes (já que eles são apresentados conforme a quantidade no produto em ordem decrescente).
Sendo assim, precisamos dar ênfase ao cacau, que é amplamente conhecido pelo alto fator antioxidante e rico em polifenóis, compostos que têm sido largamente estudados em razão dos efeitos benéficos que propiciam à saúde, atividade cardioprotetora e atividade anti-inflamatória. Hoje é possível encontramos chocolates enriquecidos com oleaginosas, são ótimas opções, desde que contenham esse teor mais alto de cacau.
Por isso fique atento na hora de escolher seu chocolate, pois é possível cuidar da sua saúde até na hora de escolher um doce para satisfazer sua vontade e fazer uma boa Páscoa.
Nutricionista Ariana Pontes
CRN10/7497
Sigam meu instagram para obter mais dicas @arianapontes.nutri