A Secretaria de Estado da Saúde confirmou 14 casos de coronavírus (Covid-19) em Santa Catarina nesta quarta-feira (18/3), quatro de transmissão comunitária, quando a origem do contágio não é identificada.
As cidades com casos confirmados são Florianópolis (5), Braço do Norte (2), Rancho Queimado (2), Tubarão (2), Balneário Camboriú (2) e Joinville (1).
O quadro da pandemia no estado foi o que levou nesta terça (17) o governador, Carlos Moisés (PSL), acertadamente a decretar situação de emergência e restringir todos os serviços que envolvem atendimento ao público e não são considerados essenciais – o chamado isolamento social, a forma mais eficaz do combater a epidemia mundial.
Ao ter o primeiro registro de transmissão comunitária o Estado passa de situação de perigo iminente (nível 2) para emergência em saúde pública (nível 3). No momento há 177 casos suspeitos em Santa Catarina.
Um dos pacientes com coronavírus está internado em unidade hospitalar. De acordo com a Secretaria de Saúde ele não é idoso e não tem doenças crônicas, o que reforça a importância de todos se prevenirem.
Recursos
Em entrevista coletiva online, Moisés e o secretário de Saúde, Helton Zeferino, responderam questões sobre a situação no estado. Em pergunta do Correio, o secretário confirmou que, por enquanto, o governo federal enviou somente os R$ 14 milhões pelo Ministério da Saúde. Os demais poderes do estado (Tribunal de Justiça, Ministério Público e Alesc) prometem colaborar com aproximadamente R$ 47 milhões.
Brasil tem mais de 400 casos de coronavírus
Até às 20h desta quarta-feira (18) a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS) – que agora será atualizada pelos estados, diante da demora nos protocolos do Ministério da Saúde – mostrava que a quantidade de casos de coronavírus no Brasil era de 428, com quatro mortes (todas de idosos em SP), e mais de 11 mil casos suspeitos.
Outra ferramenta, do mecanismo de buscas Bing, que compila dados em tempo real do mundo todo, mostra que os casos no Brasil já passam de 500, com apenas duas recuperações. Em todo o mundo, de acordo com o quadro no mesmo horário dessa quarta, é de 218 mil casos no mundo, com 8,9 mil mortes (cerca de 4%).