Por Évelyn Cazão
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC) divulgou nesta quarta-feira (25/11) uma nota em que mostra preocupação com o cenário de avanço da pandemia do novo coronavírus no estado. De acordo com os secretários, o sistema de saúde em Santa Catarina está em risco “iminente de colapso”, e nem o Estado, nem os municípios têm equipes suficientes para atender o número crescente de pacientes.
Um dos motivos do alerta é o aumento do número de regiões em risco gravíssimo para Covid, que aumentou para 13 nessa semana. Além disso, os secretários também destacaram que, ao mesmo tempo, mais de 80% das UTI estão ocupadas, e o governo do estado tem se preocupado com flexibilidades, como o retorno às aulas, que podem agravar ainda mais o cenário.
Para evitar a propagação da pandemia, o Cosems/SC recomenda que o Executivo tome medidas baseadas em orientações científicas, como medidas restritivas para aumentar o isolamento social.
Os secretários também pedem ao governo do Estado que volte a realizar campanhas nos canais de comunicação e redes sociais para conscientizar a população a adotar hábitos de higienização, de distanciamento social e de usar máscaras, e também que as pessoas colaborem e sigam as recomendações das autoridades.
Números
Em boletim dessa quinta (26), o governo do estado informou que são 343.007 casos confirmados de coronavírus em SC, praticamente seis mil casos a mais que ontem, quando eram 337.009 casos. 312.509 são considerados recuperados e 26.890 continuam em acompanhamento. 3.608 moradores de SC morreram em decorrência da Covid-19.