A Arteris Litoral Sul anunciou na quinta-feira (13/10) que a construtora Azevedo & Travassos foi contratada para assumir a obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis no trecho que estava sob responsabilidade da Camargo Corrêa Infra até junho – e parado até então. O distrato havia ocorrido em maio.
O segmento corresponde à construção dos trevos de interseção da futura rodovia com a BR-101 Sul e com a BR-282, além de 9,6 Km de tronco. Atualmente esse segmento tem menos de 30% de execução.
Segundo a Arteris a desmobilização da Camargo Corrêa não prejudica a entrega do contorno no atual prazo estipulado, em dezembro de 2023. A concessionária e a ANTT seguem afirmando que esse limite será cumprido.
Com a entrada da Azevedo & Travassos, são seis construtoras que agora trabalham na execução das obras do contorno viário. O Consórcio Túneis Litoral Sul, formado pelas empresas Aterpa e J.Dantas, constrói os 4 túneis duplos – o mais avançado tem 61% de conclusão e os mais atrasados (2 e 3) ainda não tiverm o encontro de escavações e têm 27% e 33% de etapas concluídas.
Outras empresas que trabalham na construção da rodovia de 50,9 km são a NeoVia Engenharia, PVK Engenharia, Itaguaí e Tranenge. Ao todo, segundo a Arteris, são 1.600 trabalhadores atuando nas obras, 24 horas por dia e 6 dias por semana. O custo estimado até agora é de R$ 3,7 bilhões, pagos pelos usuários nas quatro praças de pedágio da concessão.