Dentro de 30 dias São José vai abrir uma nova porta de atendimento no serviço municipal, o Centro de Estimulação e Reabilitação em Transtorno do Espectro Autista (Certea).
Segundo a prefeitura, a implantação do Certea está nos últimos ajustes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta terça-feira (30/5) foi assinado o contrato com a empresa Instituto Santa Clara, que irá assumir a gestão do Certea. A unidade terá capacidade para atender cerca de 90 pacientes mensalmente.
O Certea vai atender crianças de 0 a 6 anos com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizando ações voltadas para o desenvolvimento de habilidades singulares no âmbito do projeto terapêutico, particularmente voltadas à cognição, linguagem e sociabilidade, além de orientação aos genitores e cuidadores em relação a continuidade de tratamento e atendimento em rede.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila enfatizou que ao assinar o contrato para implantação do Certea se sente com o dever cumprido e satisfeito em atender uma importante reivindicação da população. “Contratos como esse não são despesas, são investimentos. Hoje é apenas o ponto de partida para começarmos a tratar algo muito sério. É um compromisso de campanha, além de uma demanda antiga da população. Abraçamos essa pauta e não tenho dúvidas de que vamos fazer um trabalho extremamente importante para as pessoas”.
Cenário
A demanda de estudantes nas escolas públicas é alta: atualmente mais de 600 crianças menores de 6 anos possuem diagnostico positivo de TEA em São José. O município já possui o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno, mas que atende 420 crianças. As demais iam para Florianópolis buscar atendimento, o que motivou um pedido da prefeitura da capital por atenção nesse sentido. A Prefeitura de São José então passou a articular a ampliação do serviço, com a abertura do Certea.
Segundo a administração josefense, agora, em relação às crianças maiores de 6 anos, a Secretaria Municipal da Educação vai elaborar um edital de credenciamento para entidades que tenham capacidade para amparar e dar sequência ao tratamento.
O Centro de Estimulação e Reabilitação em TEA (Certea), funcionará na Rua: João Carlos da Rosa, 1015, bairro Praia Comprida, em uma estrutura de aproximadamente 500 metros quadrados e o valor de investimento é de R$ 540 mil mês.