Crianças estão enfrentando dificuldades no transporte coletivo ir para as aulas na EEB Dom Jaime de Barros Câmara no bairro Bela Vista, em Palhoça, por problemas no cartão estudantil.
A mãe de um aluno foi questionada nessa semana pela direção da escola sobre o excesso de faltas e um possível encaminhamento do caso ao Conselho Tutelar. Segundo ela, o filho não está indo à escola porque não há crédito no cartão estudantil e que não tem mais condições de pagar do próprio bolso o vale transporte.
O problema em cartões para uso no transporte público havia afetado diversos alunos da escola Dom Jaime Câmara em março porque o governo do estado demorou nesse ano a fazer a recarga dos benefícios, somente em 23 de março. Após a transferência do dinheiro para a empresa Jotur, os cartões precisavam ser liberados, no caso de novos contemplados, ou atualizados, para quem já tinha.
O problema, porém, persistiu. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação deu sua versão sobre o caso após a reportagem repassar o nome do aluno prejudicado. O problema vinha sendo relatado aqui, com as respostas de que o crédito fora depositado.
“A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Florianópolis, informa que os cartões do transporte escolar de Palhoça foram recarregados. A Secretaria salienta que os estudantes e responsáveis devem ir até o SETUF para regularizar o cartão para o ano de 2023. A SED informa também que casos específicos devem ser informados às escolas para que sejam regularizados junto a empresa responsável pelo transporte municipal e, assim, recarregados“.
Há também a possibilidade de que o problema estivesse no sistema da Jotur. Na semana retrasada a empresa havia dito primeiramente que não tinha conhecimento do problema, mas depois disse que os cartões precisam ser revalidados. À reportagem familiares afirmaram que fizeram o procedimento, mesmo assim o vale transporte não funcionou na catraca e crianças tiveram dificuldades ou não foram para a aula.
Agora a empresa respondeu:
“A Jotur esclarece, novamente, que a responsabilidade pela colocação do crédito no cartão de cada aluno da rede estadual é da Secretaria de Estado da Educação. O Governo do Estado faz a compra dos créditos junto à Jotur, os valores adquiridos são liberados imediatamente pela empresa e a partir daí o próprio Governo do Estado é o responsável por repassar os créditos comprados para os alunos matriculados na rede estadual. Em consulta ao nome no sistema, é possível verificar que: foi realizada uma carga de R$ 70 no dia 9/02; depois, uma nova recarga de R$ 40 no dia 28/03. Somente nesta terça-feira (11 de abril) foi registrada a solicitação do Governo do Estado para a colocação de R$ 96,90 neste cartão. O valor foi imediatamente creditado pela Jotur e está disponível para utilização”. A empresa também afirma que o cartão vem sendo utilizado regularmente e que está à disposição para atender as famílias com problemas no vale-transporte.
Os valores citados pela empresa foram pagos pela própria mãe e o cartão vinha sendo usado com o dinheiro dela para que o filho pudesse ir à escola.