O Criciúma é o grande campeão do Catarinense 2023. O título veio neste sábado (08/04), com a vitória em cima do Brusque por 1 a 0, no estádio Augusto Bauer, em confronto de volta da decisão. Na ida, o Criciúma havia vencido pelo mesmo placar, no Heriberto Hülse.
Com esse resultado, o Criciúma conquistou o 11º título do Campeonato Catarinense e assegurou vaga na Copa do Brasil 2024. O clube também ganhou um carro e um cheque de R$ 100 mil. Já o Brusque recebeu um cheque de R$ 50 mil.
Além dos finalistas, garantiram vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2024 o Hercílio Luz, Concórdia e Barra FC.
O artilheiro da competição foi Fabinho, do Criciúma, com cinco gols, que recebeu o prêmio Norberto Hoppe. O goleiro do Criciúma, Gustavo, foi o goleiro menos vazado da competição.
A campanha vitoriosa da equipe comandada pelo técnico Cláudio Tencati contou com quatro vitórias, seis empates e apenas uma derrota na primeira fase, somando 18 pontos e terminando na 4ª colocação. O adversário das quartas de final foi o Avaí, e após dois empates sem gols, os carvoeiros avançaram nas penalidades por 14 a 13 em Criciúma. O Tigre enfrentou o Hercílio Luz nas semifinais e conquistou a vaga na final com a vitória por 2 a 0 em casa e derrota por 2 a 1 em Tubarão.
O presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, destacou a competitividade da competição: “Comprovado mais uma vez que o futebol de Santa Catarina tem vários clubes que se candidatam ao título. É uma competição diferente. Considerado um dos campeonatos mais difíceis do futebol brasileiro. É uma competição muito igual. Quando se inicia um campeonato catarinense com no mínimo cinco candidatos ao título”.