A Defesa Civil estadual confirmou a passagem de um tornado no município de Campos Novos, no Meio-Oeste, na noite de sexta-feira (28/5). A velocidade do vento chegou a 123 quilômetros por hora, causando destelhamentos de residências, queda de postes e de torres de transmissão de energia, além de tombamento de veículos. Outros municípios da região foram atingidos por tempestade intensa, fortes ventos, granizo e raios, informou a DC.
Equipes da Defesa Civil estadual foram até o local, para apoiar as defesas civis municipais das cidades atingidas. Elas auxiliarão nos no apoio necessário aos moradores e no levantamento de dados. A Prefeitura de Campos Novos decretou situação de emergência. Segundo os dados repassados até o momento, 256 residências foram afetadas em seis bairros, 10 famílias ficaram desalojadas e 20 indústrias foram afetadas.
“Nossas equipes seguem na região e todos os esforços serão empenhados no apoio às famílias. Ninguém ficará sem atendimento nesse momento difícil”, destacou o governador Carlos Moisés.
“Já realizamos contato com o Prefeito de Campos Novos e das outras cidades e colocamos à disposição toda a estrutura do Governo do Estado”, destacou o chefe da Defesa Civil, David Busarello. Segundo ele, as equipes em campo foram reforçadas e agora estão sendo aguardadas as necessidades dos municípios como telhas e colchões. “A orientação do governador Carlos Moisés é atuar com agilidade e prestar todo o apoio necessário”, finalizou.
Ainda neste sábado (29) a Defesa Civil de SC liberou para Campos Novos 1.783 telhas de fibrocimento, 222 cumeeiras, 26 cesta básicas para sete dias, 22 fardos de água potável, 50 colchões de solteiro e 50 kits de acomodação solteiro (CELOG Joaçaba).
Conforme avisos meteorológicos emitidos pela Defesa Civil de SC, por meio da Coordenadoria de monitoramento e Alerta, tempestades intensas atingiram diversas regiões do território catarinense. A situação foi provocada pelo avanço de uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão.
Destruição da rede elétrica
Os fortes ventos causaram problemas na rede elétrica da região, especialmente entre Videira e Campos Novos. Foram derrubadas quatro torres de transmissão de energia de 230kV da empresa Evoltz. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN), informou que, por conta disso, houve o desligamento automático da linha de transmissão Campos Novos – Videira, interrompendo a transferência de cargas da Subestação (SE) Videira devido à indisponibilidade de outras linhas de 138 kV na região, atingindo também as SEs Caçador, Caçador Castelhano e Fraiburgo. A Celesc encomendou de São Paulo, de forma emergencial, dois grupos geradores a diesel. Os equipamentos devem chegar na tarde deste domingo, 30, e vão atender as cargas prioritárias das suas subestações em Fraiburgo e Caçador.
Conforme nota da Evoltz, por conta do não funcionamento do sistema de redundância em 138kV, que não é de responsabilidade da Evoltz, a energia não pode ser rapidamente restabelecida nas cidades catarinenses de Videira, Fraiburgo, Caçador e Castelhano. A empresa acionou seu comitê de gestão operacional e traçou uma estratégia de emergência que prevê o restabelecimento do circuito 1 da linha de transmissão, em princípio, até a noite de segunda-feira (31).
Com a queda de energia, a Casan também informou que há prejuízo no abastecimento de água potável nas cidades de Lebon Regis e Timbó Grande, localizados no Planalto Norte Catarinense, até a próxima segunda-feira. Em Salete o fornecimento de água também está prejudicado, com previsão de retorno gradativo até domingo. Na Região Oeste de Santa Catarina, Calmon, Matos Costa e Rio das Antas estão sem fornecimento de água, assim como parte de Pinheiro Preto.