“Quem vai construir o futuro de Santa Catarina serão os homens de coragem e não as pessoas que estão se lambuzando de álcool gel, atochando uma máscara no rosto e escondidos embaixo de uma cama feito mocinhas na menarca”, afirmou o deputado estadual Sargento Lima (PSL), em sessão virtual da Alesc nessa quarta-feira (13/5).
Lima é autor do projeto que torna o transporte coletivo como serviço essencial no estado. Na sessão dessa quarta, o deputado deu ênfase à redução de empregos no estado por causa da pandemia e que a retomada dos serviços de transporte coletivo é essencial.
Porém, atravessou o limite do razoável. Na visão de Lima, mulheres menstruadas não são corajosas, apenas os homens, e que cabe a esses a “construção” do estado.
Em poucas palavras o deputado conseguiu atribuir em sua lógica preconceituosa uma suposta covardia a quem utiliza máscaras para evitar mais transmissões de coronavírus e passar álcool em gel nas mãos, além do evidente machismo em diminuir as mulheres, simplesmente porque menstruam.
Confira o pronunciamento:
Por Lucas Cervenka