No próximo sábado, 8 de junho, os postos de saúde em todo o estado estarão abertos para a realização do Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, destinado a crianças de até 4 anos de idade.
O objetivo da mobilização estadual é alcançar aquelas crianças que ainda não foram imunizadas ou que possuem sua caderneta de vacinação incompleta, além de reforçar a proteção daquelas que já receberam a vacina contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil.
A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Arieli Schiessl Fialho, enfatiza a importância deste evento, especialmente para os pais que não têm disponibilidade durante a semana para levar seus filhos para vacinar. Ela encoraja os responsáveis a aproveitarem a oportunidade para garantir que as crianças estejam em dia com suas vacinas.
A vacina contra a poliomielite faz parte do Calendário de Vacinação Infantil e segue um esquema que inclui três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2, 4 e 6 meses, seguidas por duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP), conhecida como vacina de gotinha, administradas aos 12 meses e aos 4 anos de idade.