Nessa terça-feira (5/5), data em que a Polícia Militar de Santa Catarina completou 185 anos de existência, o Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPMA) apresentou o seu novo fardamento.
A farda foi desenhada para proporcionar conforto, versatilidade e fortalecer a identidade da PMSC. O projeto para sua implantação iniciou há dois anos, passando por períodos de testes e adaptações, para finalmente ser empregada exclusivamente pela tropa da Polícia Militar Ambiental em todas as suas áreas de atuação.
Ao longo do dia foram executadas várias atividades em todas as unidades do CPMA.
A primeira foi a entrega de mais de nove toneladas de gêneros alimentícios a 24 entidades assistenciais em Santa Catarina. Os alimentos foram arrecadados entre os policiais militares da Ambiental, parceiros, colaboradores e comunidade local. Este ato de solidariedade e caridade foi um gesto de agradecimento e reconhecimento pela nova farda.
Também foi realizado o plantio de 30 árvores nos quartéis da PMA, representando os 30 anos de existência da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, que será comemorado no próximo dia 23 de julho.
Outro ato realizado foi a celebração de um termo de doação entre quatro entidades que irão realizar a reciclagem do antigo fardamento camuflado, que será recolhido e destinado para a produção de mochilas, pochetes e miniaturas do Lekinho, o mascote da PM Ambiental de Santa Catarina.
A venda dos produtos pelas entidades será revertida em recursos para fins sociais e de educação ambiental. Além disso, cada entidade irá repassar para Polícia Militar Ambiental 20 kits de artigos por elas produzidos, os quais serão entregues nas formaturas do curso de protetores ambientais.
Também foram realizadas nessa semana várias operações de fiscalização nas diversas área de atuação da PM Ambiental: pesca, poluição, mineração, desmatamento e combate a caça ilegal.
Ainda teve soltura de animais, doação de sangue e uma grande apreensão de peixes em extinção, em Laguna, totalizando mais de R$10 milhões.