O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) multou dois institutos de pesquisa por ausência de dados sobre levamento das intenções de voto a governador. Foram punidos os institutos Mapa e Tulipa. As decisões são monocráticas, do juiz auxiliar Sebastião Ogê Muniz desta segunda-feira (26/9). O pleno do TRE ainda irá julgar os processos.
As multas aplicadas – no valor de R$ 53.205 – ocorreram porque ambos os institutos registraram seus levantamentos sem fornecer ao tribunal informações sobre os bairros pesquisados, o que em tese, dependendo dos locais dos moradores, pode dar um viés errado ao prognóstico de voto. Pela legislação eleitoral, na ausência de delimitação do bairro, a pesquisa deve indicar a área em que foi realizada.
Na pesquisa do Mapa o resultado, divulgado pela Rádio Jovem Pan News Florianópolis, foi que o candidato Jorginho Mello (PL) aparecia em primeiro lugar, com 34% das intenções de voto estimulado. Já a pesquisa do Instituto Tulipa, divulgada pelo site SC em Pauta, deu que o candidato Gean Loureiro (UB) liderava a intenção de voto dos catarinenses, com 21,6% das respostas. Os processos foram movidos reciprocamente pelas coligações desses candidatos. Cabe recurso.