Nesta quinta-feira (17/10), a Polícia Civil de Santa Catarina realizou uma operação para desmantelar uma facção criminosa focada no tráfico de drogas. A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC) coordenou a ação, que visa cumprir 10 mandados de prisão contra líderes da organização, com forte atuação em Palhoça.
Além disso, o Juízo da Vara de Garantias da Região Metropolitana de Florianópolis, com o apoio da 39ª Promotoria de Justiça da Capital, expediu 23 mandados de busca e apreensão. Dessa forma, policiais cumprem as ordens judiciais em Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Garopaba e Imbituba. No total, cerca de 40 policiais das equipes DEIC, CORE, NOC e DIC de Palhoça participam da operação.
Até o momento, as equipes já prenderam quatro suspeitos e, ao mesmo tempo, apreenderam dois carros, uma moto e diversos itens relacionados à investigação.
Operação e Avanços da Investigação
Essa operação integra uma investigação maior, que já resultou em apreensões significativas de drogas nos últimos meses. Recentemente, os policiais confiscaram 40 quilos de maconha em Palhoça e 700 quilos de cocaína e pasta base em Santo Amaro da Imperatriz.
Desde o início das operações “Tio Patinhas I e II,” as autoridades prenderam 19 narcotraficantes e apreenderam nove veículos, incluindo três de alto padrão. A polícia também sequestrou dois imóveis ligados à facção. Com essas ações, o prejuízo estimado para a organização criminosa já supera R$ 200 milhões.
As equipes de investigação seguem trabalhando para identificar outros membros da organização criminosa.