A Prefeitura de Florianópolis iniciou a remoção de duas passarelas de pedestres: em frente à rodoviária Rita Maria e ao Shopping Villa Romana. De acordo com a Secretaria de Transportes e Infraestrutura, a decisão por remover as passarelas ocorre devido ao alto custo de reforma das estruturas, em torno de R$ 1 millhão por obra.
No último fim de semana foi retirada a cobertura da passarela de pedestres localizada em frente ao terminal rodoviário. A previsão é de que até junho as passarelas, na avenida Paulo Fontes, no Centro, e na avenida Professor Henrique da Silva Fontes, no Santa Mônica, serão demolidas.
A prefeitura argumenta que, além do custo de revitalização, a melhor alternativa é reforçar a sinalização existente para os pedestres e ciclistas atravessarem as avenidas nas faixas.
A passarela do shopping está interditada há mais de um mês por recomendação do MPSC. A passagem não possui acessibilidade e tem um guarda-corpo provisório colocado há pelo menos seis meses.
Já a passarela em frente ao Centrosul, na avenida Gustavo Richard, no Centro, é avaliada para possível revitalização. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, está em análise a escolha por criar rotas alternativas de acessibilidade na região ou a definição a respeito da obra na estrutura.