O fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Pacífico equatorial – mais conhecido como El Niño – ainda provocará muita chuva em Santa Catarina nos próximos meses, fazendo com que o final de 2023 tenha precipitações acima do normal e mais prejuízos por enchentes.
Segundo a previsão emitida pela Defesa Civil, o trimestre de novembro, dezembro e janeiro de 2023 vai registrar chuvas acima da média na maior parte do estado. Em novembro os temporais poderão ser mais intensos e provocar novos estragos, após os impactos das chuvas na primeira quinzena de outubro.
Clique para entrar no canal do Whatsapp
Além de influenciar no regime de chuvas na América do Sul (entre excessos ou secas), o El Niño também “puxa” as temperaturas. Com a proximidade do verão, as temperaturas, que já são elevadas, tendem a crescer. Dessa forma, o prognóstico aponta que dezembro e janeiro também serão marcados por temporais expressivos e temperaturas altas.
O recado aponta então que, com chuvas mais frequentes em Santa Catarina, há um aumento na chance de ocorrências de impacto, como destelhamentos, danos à rede elétrica, alagamentos, enxurradas e inundações. Somente em outubro as perdas foram calculadas em R$ 1,2 bilhão nas cidades e R$ 1,6 bilhão nas lavouras.
+ Previsão para 5 dias em SC
+ Situação das estradas em SC