O próximo verão em Santa Catarina será caracterizado por temperaturas acima da média, especialmente em janeiro e fevereiro, devido à predominância de massas de ar quente e ondas de calor, influenciadas pelo El Niño. A precipitação, que será irregular em dezembro, diminuirá em janeiro e fevereiro, aproximando-se da média.
A previsão de diversos órgãos meteorológicos, como Ciram e IFSC, é de que o fenômeno do El Niño (aquecimento das águas superficiais do Pacífico) atinja seu auge neste verão e persista até o outono de 2024. Isso deve aumentar o risco de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, granizo e ventania.
Em janeiro e fevereiro, as massas de ar quente resultantes devem atuar com maior frequência e duração em Santa Catarina, com dias consecutivos de temperatura mais alta do que o normal do verão, inclusive no período noturno.
Até agora, em apenas dois meses de atuação do fenômeno El Niño, Santa Catarina sofreu enormes impactos por causa das chuvas excessivas. No período foram 11 mortes relacionadas às ocorrências e mais de R$ 3 bilhões em prejuízos, somente na agricultura e em infraestrutura rodoviária. Também foram confirmados 6 tornados no estado em novembro.
+ Confira a previsão do tempo para 5 dias em SC
+ Acompanhe as notícias no Whatsapp