Nesta terça-feira (30/8) o Hospital Regional de São José (HRSJ) terá a emergência pediátrica reaberta, conforme anunciado no início do mês. Os atendimentos da emergência pediátrica foram suspensos na unidade há um ano e meio, em fevereiro de 21, quando o espaço destinado às crianças deu lugar à instalação de leitos de UTI para pacientes acometidos pela Covid-19, em momento crítico para o SUS estadual.
A partir das 8h30 desta terça as crianças da Grande Florianópolis podem voltar a ser atendidas no local, no bairro Praia Comprida.
Além da triagem e do atendimento no consultório, também estarão disponíveis cinco leitos de observação. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) planeja que sejam efetuadas 4 mil consultas ao mês, média quando foi fechada a ala e a demanda transferida para as demais emergências da região.
Para a reabertura do serviço de saúde pública infantil em São José foram contratados mais 64 profissionais, entre pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A estrutura disponibilizada neste momento ainda passará por adaptações, segundo a SES. O atendimento realizado na unidade se dedica a casos de menor gravidade, servindo de retaguarda ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, que atende principalmente casos mais complexos.
O diretor da unidade, Daywson Koerich, reforça que o atendimento no Hospital Regional se dedica às baixas complexidades. “Estamos retornando com os atendimentos de emergência, ampliando essa rede de atenção às crianças na nossa região”, reforça.
Além da reabertura da emergência, o HRSJ implantou mais cinco leitos na UTI Neonatal e 15 de cuidados intermediários.