A emergência do Hospital Universitário será fechada a partir deste sábado (15/10) por 9 dias. Segundo a Ebserh, que adminstra a unidade hospitalar da UFSC, o motivo é a falta de médicos para atender à demanda.
Segundo a Ebserh, o HU continua funcionando com atendimento aos pacientes internados e os casos encaminhados pela rede de saúde de Santa Catarina. Nesse período, crianças que precisarem de atendimento emergencial devem então ser atendidas em outras unidades da Grande Florianópolis, como as UPAs, postos de saúde (para casos menos graves), o Hospital Infantil Joana de Gusmão ou o Regional de São José.
“O hospital conta, habitualmente, com dois médicos pediatras para atendimento na emergência e na unidade de internação. Para garantir o atendimento, a instituição contou com a colaboração de servidores realizando horas extras e remanejou atividades de ambulatório para a emergência. Entretanto, essas medidas não são suficientes para a demanda, uma vez que o déficit é de oito médicos na escala“, afirmou a direção do HU-UFSC/Ebserh em comunicado nesta sexta-feira (14/10). Profissionais concursados foram convocados, porém não há previsão de novo processo seletivo devido à legislação eleitoral.
A emergência para crianças, então, ficará fechada até 24 de outubro. A falta de profissionais também irá reduzir o atendimento no HU a partir de 1º de novembro, com a emergência pediátrica aberta somente das 7h às 21h. Segundo o informe essa situação é por tempo indeterminado, enquanto durar o contingenciamento.
Esse é o segundo fechamento da emergência pediátrica do HU da UFSC em menos de um mês, pelo mesmo motivo. Posteriormente uma paralisação dos funcionários da Ebserh também reduziu o atendimento na unidade por reivindicação de reajuste salarial.