Mais de 35 empresários reuniram-se na última quarta-feira (23/9) de forma virtual para apresentar à prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, o projeto arquitetônico e urbanístico para a revitalização da Rua Koesa, no Kobrasol.
Com o nome “Viva Koesa”, o projeto é organizado desde 2019 pela Aemflo e CDL-SJ, em parceria com o Sebrae, prefeitura e empresas locais. O objetivo, de acordo com as entidades empresariais, é promover na rua ambientes mais saudáveis, seguros e culturalmente diversos.
A reunião foi conduzida pela diretora de desenvolvimento econômico da Aemflo, Rosana Majolo, que na oportunidade apresentou a marca do projeto. “A identidade Viva Koesa enaltece a arte, a cultura, a alegria e o amor. Tudo isso vai ao encontro deste sonho: valorizar o convívio das pessoas e dar mais cor e vida a Koesa”.
Projeto arquitetônico e urbanístico
A apresentação da proposta foi feita pela arquiteta Juliana Castro, do escritório JA8 Arquitetura. Ela mostrou as diretrizes e possibilidades de uso de espaço para pessoas, veículos e comércio. “Definimos como principais pilares a valorização dos pedestres, a mobilidade dos veículos, a paisagem local e a promoção de atividades alternativas”.
Para demonstrar as mudanças esperadas pelos empresários, Juliana exibiu imagens de outras ruas que servem como referência para a revitalização da Koesa, como a Vidal Ramos (Florianópolis), Oscar Freire (São Paulo), Times Square (NY), entre outras conhecidas nacional e internacionalmente.
Entre as ações previstas no projeto arquitetônico e urbanístico estão: aumentar a largura dos passeios; facilitar os cruzamentos com nivelamento; rever o sistema de pisos táteis; inserir iluminação subterrânea, reorganizar os elementos da rua (postes e placas); estabelecer via para ciclistas, incluir mobiliário urbano e vegetação, entre outras melhorias. “É importante ressaltar que a revitalização manterá a circulação dos automóveis em velocidade reduzida e o acesso ao transporte coletivo para garantir a mobilidade”, lembra a arquiteta.
Para Nadir Koerich, presidente da Aemflo e CDL-SJ, a conjunção do trabalho de empresários e o setor público é fundamental. “Acredito muito no projeto Viva Koesa e tenho certeza de que a transformação da rua será um grande legado para São José, servindo também como inspiração para as cidades vizinhas”, ressaltou.
Próximos passos
A prefeita acompanhou a reunião e informou aos empresários que o processo de licitação para iluminação subterrânea na Rua Koesa está em andamento, motivo de comemoração pelos empresários e demais envolvidos. “São José merece algo bonito e que vai beneficiar a vida de muitas pessoas. Quando temos o apoio da iniciativa privada, o trabalho torna-se mais rápido”, destacou ela aos empresários.
O objetivo da prefeitura é concluir o processo de licitação ainda este ano. A Comissão responsável pelo projeto arquitetônico concluirá nas próximas semanas o orçamento total da revitalização.
Estiverem presentes também na reunião o diretor regional do Sebrae/SC, Wanderley Andrade, o Secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Luiz Fernando de Aquino, empresários locais e outros diretores da Aemflo e CDL-SJ.