Com uma fatia de 13% do fluxo econômico, o setor de tecnologia movimentou R$ 650 milhões em São José em 2018. Atualmente, o município conta com mais de 300 empresas da área tecnológica instaladas, uma média de 5 mil colaboradores.
Uma iniciativa tributária da prefeitura visa equiparar a alíquota em relação aos outros municípios da região e fomentar a instalação de empresas de tecnologia da informação (TI) no município. Nessa semana, a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) encaminhou projeto de lei à câmara propondo a redução do Imposto Sobre Serviço (ISS) para o setor. A proposta é de fixar essa alíquota em 2% e garantir competitividade às empresas que desejam se instalar em São José.
Para Adeliana, a adequação de alíquota que se pretende pode representar uma redução de arrecadação em um primeiro momento, mas que será rapidamente suprida com a criação de novos empregos e empresas, assim como o crescimento das já existentes. “A medida representa mais uma ação que a administração deseja promover para estimular a criação de novos empreendimentos em São José, colaborando para que os negócios que operam no município continuem se desenvolvendo na cidade e permitindo que os indicadores de desenvolvimento econômico do município continuem crescendo”, assinala a prefeita.
A adequação de alíquota também vem em um momento em que o segmento de informática, incluindo áreas de tecnologia da informação (TI) e as startups, cresce de maneira expressiva em todo o Brasil. De acordo com pesquisas da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), somente em 2018, o setor já alcançou o percentual de 5,6% do PIB catarinense com um faturamento de R$ 15,5 bilhões.
Ainda de acordo com a Acate, já são 15,7 mil empreendedores e 51,8 mil funcionários na área de tecnologia em Santa Catarina.