Equipes Casan estão empenhadas em melhorar o saneamento em São José, por meio de duas iniciativas, que buscam tanto conscientizar sobre a necessidade correta das ligações de esgoto, quando verificá-las.
No âmbito do Projeto Socioambiental da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Potecas, mais de 3.500 residências já foram visitadas nos bairros próximos à obra. O objetivo é esclarecer e orientar os moradores sobre os avanços e a importância do projeto, que representa um marco na infraestrutura sanitária da região.
Além das visitas domiciliares, a equipe do projeto também realiza diálogos em reuniões com moradores de apartamentos e condomínios. Composta por profissionais como assistente social, técnico de saneamento e estagiário de engenharia sanitária e ambiental, a equipe busca esclarecer dúvidas e disseminar informações sobre os avanços e benefícios da nova estação, que será uma das maiores do estado, com investimento de R$ 270 milhões.
Paralelamente, o programa Trato pelo Araújo, renovado recentemente, intensifica suas atividades de fiscalização e orientação. Desde março de 2022, mais de 11 mil vistorias foram realizadas em cerca de 4.600 imóveis na bacia do Rio Araújo. Nesse processo, foi constatado que aproximadamente 60% dos imóveis apresentavam problemas na caixa de gordura, item essencial para o bom funcionamento do sistema de esgoto.