Baluarte
Se teve alguém que verdadeiramente incentivou o ciclismo no Estado de Santa Catarina, essa pessoa foi Domingos Thomé da Silva. No registro acima (à esquerda), provavelmente de 1979, Sr. Domingos posa faceiro ao lado do neto Fábio André, mais conhecido como Fabinho do América de Barreiros. Fabinho acabou dedicando-se mais ao futebol e ao surfe – esporte que pratica ainda hoje, sendo membro da equipe LoneLines Surfboards na categoria Master (foto à direita). O esporte esteve e sempre estará nas veias dos Silva.
Em todas
O camarada da foto hoje só curte e comenta futebol. Mas, no passado, foi um verdadeiro craque dentro das quatros linhas. Aulo Jardim, zagueiro de grande presença, atuou por muitas equipes amadoras de toda a região da Grande Florianópolis. Destaque para as passagens que teve no Palmeiras do Roçado e Saldanha da Gama de Barreiros, clubes onde foi campeão. Jardim vestiu também a camisa do Figueirense, onde foi formado nas categorias de base, chegando até o profissional. Craque, na bola e na vida!
Queridão
Jandelir Rita, o Bola, é o verdadeiro boa praça. Frequentador assíduo do “Diga’s Bar” – o “Senadinho” do Kobrasol, Bola é natural de Laguna, porém, radicado em São José há muitos anos. Na foto, de 2008, aparece empunhando um modelo de celular que hoje em dia poderia servir como peça de museu. “Museu? Aí não, né pudim!”, diria nosso estimado amigo.
Guerreiro
O garoto da foto, feita durante a edição do “Tambores de São José” de 2019, possui uma linda história. Nascido prematuro, com apenas 5 meses de gestação, Samuel Andrade passou por um longo período de internação na UTI Neo Natal do Hospital Regional de São José até finalmente ir pra casa com os pais Lisa Duran e Gustavo Andrade. A família passou por momentos muito difíceis, de dúvidas e apreensão. Mas, o guerreirinho Samuca foi valente e resistiu. Hoje é um garotão lindo e saudável. E baterista! Arrepia, Samuca!
Pérola Negra
Mais do que nunca, a questão do racismo está em discussão em nossa sociedade. As mazelas sofridas pelos negros são muitas e todos devemos ser combativos a esse terrível mal presente entre nós. Marcos Aurélio dos Santos, o Marquinhos Moita, é militante mais que ativo do movimento negro em toda a Grande Florianópolis. Fundador do Instituto Liberdade, hoje integra o grupo que trabalha para a implantação da Escola Olodum Sul, primeira unidade do Olodum fora da Bahia. A foto é de momentos antes de receber a Medalha Municipal de Mérito a Afrodescendentes, homenagem da Câmara Municipal, em 2019.
Vozes
Certamente você já ouviu as vozes dos dois bonitões da foto. Marcelo Martins (à esquerda) e Luiz Carlos Lucena são verdadeiras instituições do Rádio FM em Santa Catarina, mais precisamente na Grande Floripa. Com décadas de experiência, ambos levam diariamente alegria, informação e descontração a milhares de lares, carros e locais de trabalho que sintonizam seus dials. Hoje, Marcelo está na Rádio Cidade e Lucena na Regional FM. E aí, você sabia que esses são os “donos” daquelas lindas vozes que ouvimos no rádio?