Na terça-feira (27), um esquema de sorteios de bens de alto valor através de venda de rifas online foi desfeito em operação policial. A prática de rifas e sorteios por influenciadores tem se tornado mais comum, mas é uma atividade ainda não regularizada e considerada atualmente uma contravenção penal.
Nesse sentido foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, assim como o sequestro de bens, como parte de uma investigação sobre a comercialização ilícita de rifas online.
A ação foi conduzida pela Divisão de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigação Criminal da Capital, em colaboração com a Divisão de Investigação Criminal de Palhoça.
As investigações tiveram início há três meses, após o recebimento de uma denúncia anônima que apontava para a realização de jogos de azar nas redes sociais. Durante as apurações, foi identificado que um influenciador morador de Palhoça promovia sorteios no Instagram, utilizando a venda de rifas para oferecer prêmios como carros, motos, motos aquáticas, celulares e outros eletrônicos.
Segundo os investigadores, foi constatado que pelo menos um dos sorteios foi manipulado pelos envolvidos.
Com a devida autorização judicial, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Palhoça, além do bloqueio de valores em conta (até o limite de R$400 mil de cada investigado), sequestro de uma Range Rover Evoque, uma motocicleta CBR-1000RR e dois Jetskis, além da apreensão de uma BMW 320 e uma caminhonete VW Amarok.
As quatro pessoas investigadas serão acusadas na justiça de estelionato, associação criminosa, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e exploração de jogo de azar.