Mesmo com a pandemia da Covid-19, os ógãos de vigilância sanitária registraram festas clandestinas e aglomerações. Alguns dos municípios catarinenses que tiveram esses registros no fim de semana de carnaval foram Florianópolis, São José, Palhoça, Imbituba e Garopaba, entre sábado (13) e domingo (14/2), com diversos estabelecimentos interditados.
De acordo com as regras do Estado de Santa Catarina, casas noturnas não podem abrir em regiões que estão classificadas em risco gravíssimo para o vírus no mapa de risco. E em todos os espaços públicos ou privados o uso de máscara é indispensável, com exceção apenas dos domicílios.
Segundo dados divulgados pela Vigilância Sanitária municipal da capital, no sábado (13), a equipe do órgão interditou três estabelecimentos que estavam promovendo festas no Norte da Ilha, em Florianópolis.
Na região, outro espaço também foi advertido por não cumprir as normas estabelecidas. O local serve alimentos e por isso estava permitido o funcionamento, mas a Vigilância Sanitária constatou o descumprimento de normas como a de distanciamento social e do uso correto de máscaras.
Os quatro estabelecimentos serão investigados e as multas podem chegar ao valor de até R$ 500 mil.
Já no Centro da capital, cerca de 300 pessoas estavam na rua em frente a bares desrespeitando as medidas de prevenção da cidade, pois estavam gerando aglomeração e a maioria estava sem máscaras. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) dispersou os cidadãos que estavam no local.
Em São José cinco estabelecimentos foram interditados neste final de semana; Na noite de sábado (13), uma casa noturna foi interditada pela Vigilância Sanitária Estadual e Secretária de Saúde de São José. Tanto no lado de fora com as filas de acesso ao local, quanto no lado de dentro do espaço as pessoas estavam aglomeradas e sem máscaras.
Outro município da Grande Florianópolis também teve uma casa noturna interditada neste sábado, por volta das 23h, a Secretaria Municipal de Segurança Pública informou que a PMSC recebeu uma denúncia através do 190, sobre o descumprimento do estabelecimento no bairro Bela Vista, em Palhoça.
Algumas pessoas do local estavam de máscara, mas mesmo assim havia aglomeração no espaço. A fiscalização realizou a dispersão dos participantes e a casa noturna foi interditada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. A secretaria divulgou que o estabelecimento não possuía autorização para estar aberto.
Em Imbituba, cidade localizada no Sul de Santa Catarina, no sábado a Polícia Civil fechou um estabelecimento por conta da aglomeração. A ação foi feita em parceria com a prefeitura.
Conforme Carina Genovez Ferreira, diretora da Vigilância em Saúde, a regra do município é de ocupação de até 50% da capacidade para bares e até 20% para baladas (sentados nas mesas).
Em Garopaba, na Praia da Ferrugem, centenas de pessoas se aglomeraram nas ruas durante a madrugada deste domingo (14). O distanciamento social e o uso de máscara não foram respeitados pelos cidadãos e a PMSC teve que dispersar todos.
A Prefeitura Municipal de Garopaba se manifestou em nota dizendo que “repudia fortemente as cenas lamentáveis presenciadas”.
Por Évelyn Cazão – redacao@correiosc.com.br