Nesta segunda-feira (16/12), o governo de Santa Catarina lançou a Estação Verão, um pacote de ações que visa otimizar os serviços do Estado durante a temporada. Assim, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), intensificou o combate à dengue e preparou orientações sobre cuidados com as altas temperaturas.
De acordo com o secretário de Saúde, Diogo Demarchi, “ao longo do ano, preparamos a rede de saúde com o apoio dos municípios e das unidades hospitalares. Conseguimos alocar equipamentos e recursos, além de lançar o exame de hematócrito rápido, que detecta a dengue de forma mais ágil e precisa.”
Ampliação no atendimento de urgência
Como parte do esforço, o SAMU vai ampliar o atendimento médico na Central de Regulação de Urgência (CRU) em Balneário Camboriú, com a instalação de um posto 24 horas. Além disso, as motolâncias vão intensificar os atendimentos nos municípios de Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí. Em Itapema, uma nova Unidade de Suporte Avançado será instalada, o que vai aprimorar a resposta a emergências médicas.
O Estado também vai disponibilizar 31 ambulâncias de suporte básico, 13 de suporte avançado, 6 motolâncias, 3 helicópteros e um avião com suporte avançado, com o objetivo de reforçar os atendimentos na região litorânea.
Marcos Antonio Fonseca, Superintendente de Urgência e Emergência da SES, destaca: “Ampliamos nossas equipes, e nossos profissionais estão prontos para atender e orientar, sempre prontos para qualquer emergência pelo telefone 192.”
Ações no combate à dengue e qualidade da água
Entre as ações, o governo lançou um aplicativo de manejo clínico da dengue e implantou testes rápidos de hematócrito. Esses testes ajudam a identificar rapidamente o risco de formas graves da doença, permitindo uma resposta mais eficiente. Além disso, o Estado adquiriu 100 pulverizadores motorizados e duas camionetes para aumentar a aplicação de inseticidas no combate ao mosquito transmissor.
Além disso, a SES reforça a importância de monitorar a balneabilidade das águas antes de ir às praias e rios. O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) realiza análises periódicas e indica quais locais estão seguros para o banho.
Cuidados com a saúde no verão
No verão, surgem riscos como desidratação, insolação e agravamento de problemas respiratórios e cardiovasculares. Por isso, a SES divulgará orientações e dicas para que todos aproveitem os dias quentes com segurança. Dessa forma, a população poderá evitar complicações de saúde e desfrutar da temporada de forma saudável.