Diante da continuidade da estiagem e previsão de chuvas abaixo da média nos próximos meses, a Casan mais uma vez reforça a necessidade de economia de água em todas as regiões de Santa Catarina. As cidades que mais exigem atenção da companhia estão nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, porém o pedido se estende às demais, para um uso racional e responsável.
A orientação da companhia é de que a água seja usada da forma mais econômica possível, evitando-se especialmente ações como lavar calçadas, pátios e carros. É preciso também atenção para atividades domésticas e de higiene pessoal. Estimativas indicam que aproximadamente 75% da água consumida numa casa são gastos nos banheiros, por esse motivo o pedido é de banhos breves (a cada minuto no banho há um consumo de 10 litros de água, em média).
+ Seca deve piorar nos próximos três meses em SC
+ Previsão do tempo
Orientações para uso econômico da água
Sob o chuveiro
– Evite banhos demorados. O chuveiro é um dos equipamentos da casa onde mais se consome água
– Evite escovar os dentes, se barbear ou depilar embaixo do chuveiro. Tudo depende do tipo de chuveiro e do imóvel, mas é importante saber que o consumo de água é de 30 litros em um banho de 5 minutos e pode chegar a 243 litros em um banho de 15 minutos em um apartamento.
Ao escovar os dentes, fechar a torneira, pois o consumo de água em 5 minutos pode chegar a 12 litros em casa e 80 litros em apartamento.
Vaso sanitário:
– Não aperte a descarga mais tempo do que o necessário.
– Mantenha a válvula da descarga sempre regulada, consertando problemas assim que forem observados.
– Não faça o vaso sanitário de lixeira (não jogue cabelos, cigarros, papeis ou outros materiais que vão exigir que a descarga seja acionada várias vezes.). Consumo: Vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos: cerca de 12 litros. Válvula defeituosa: pode gastar até 30 litros.
Hábitos na cozinha
– Feche a torneira ao ensaboar a louça
– Só abra a torneira para enxaguar
– Limpe os restos de alimentos com guardanapo ou papel toalha
– Deixe a louça alguns minutos de molho
– Jogue os resíduos no lixo, nunca nas tubulações da pia.
– Reduza a quantidade de detergente
– Use ralinho na pia
– Use a máquina de lavar em sua capacidade máxima
Máquina de lavar
Na máquina de lavar louças são gastos 40 litros: utilize-a somente quando estiver cheia. Procure não lavar roupas sem que a lavadora de roupas esteja na capacidade orientada pelo fabricante. Você vai economizar água e energia. A máquina com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros por lavagem, por exemplo.
No tanque
No tanque, uma torneira aberta por 5 minutos gasta 93 litros. Utilizando baldes para lavar roupas (molho e enxague), reduzindo para 3 minutos o tempo de torneira aberta, você pode economizar cerca de 1.000 litros no final do mês (reduzindo 1 m³ de sua conta). Essa água também pode ser usada na limpeza de garagens e calçadas, evitando-se o gasto de água com mangueiras.
Cuidados no pátio
Lavar calçadas com a mangueira é um hábito que gera grande consumo de água: em 15 minutos são perdidos 279 litros. Usar a vassoura para tirar a sujeira mais grossa, e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas, ou aquela em que as roupas foram deixadas de molho, também vai ajudar a manter a casa limpa e, ao mesmo tempo, economizar água.
Para molhar as plantas
Ideal utilizar o regador do que mangueira, regando as plantas nas primeiras horas da manhã ou no final de tarde para ter um aproveitamento maior de água, evitando a rápida evaporação nos horários de sol forte.
Lavação dos carros
Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água. Com meia volta de abertura o desperdício chega a 560 litros. Evite lavar o carro em períodos de estiagem.
Torneiras pingando
Ao fechar a torneira certifique-se de que ela não ficou pingando. Uma torneira apenas gotejando desperdiça 48 litros por dia. Se a água fluir em forma de filete desperdiça de 180 a 750 litros por dia. Portanto, mantenha a torneira de água sempre bem fechada.