Estudo aponta traçados da Av. Beira-Mar de Barreiros e ligação com a BR-101

Obra deverá envolver as duas cidades para construção de 8 km de avenida

Estudo de traçado da Av. Beira-mar de Barreiros em São José
Estudo de traçado da Av. Beira-mar de Barreiros em São José - PMSJ/Divulgação/CSC

O planejamento para a obra da Av. Beira-Mar de Barreiros, em São José, avançou mais uma etapa. Representantes da empresa responsável pela execução do projeto da avenida estiveram reunidos com representantes da Secretaria Municipal da Infraestrutura para apresentar o estudo preliminar dos traçados da avenida e suas ligações de Barreiros com a BR-101.

A obra terá ligação com a Av. Beira-Mar Continental de Florianópolis em uma extensão total de 8,3 km de via pública, sendo 4,8 km no território da capital e 3,5 km em território josefense. O projeto prevê pistas de rolamento, passeios, ciclovias, área de lazer e bolsões de estacionamentos.

A reunião que ocorreu na Secretaria de Infraestrutura foi para definições antes da elaboração do projeto e o traçado definitivo será divulgado após a conclusão desse. A estimativa é de que a obra custe próximo de meio bilhão de reais, com investimento de R$ 230 milhões por parte de São José e R$ 270 milhões por Florianópolis.

Publicidade

A Prefeitura de São José avalia que a Avenida Leoberto Leal será beneficiada com a implantação da Av. Beira-Mar de Barreiros, desafogando parte do trânsito, o que deve resultar em melhor fluidez no bairro. Atualmente a Leoberto Leal é muito utilizada por quem mora na parte norte de São José, Biguaçu ou buscar acessar a BR-101. A mudança pode também influenciar positivamente o comércio da região com a melhor circulação.

Av. Beira-mar de Barreiros deverá ter 3,5 km de extensão, ligando o Florianópolis com a BR-101
Av. Beira-mar de Barreiros terá 3,5 km de extensão, ligando Florianópolis com a BR-101 – PMSJ/Divulgação/CSC

Com a definição dos traçados, o próximo passo será a realização da topografia e ensaios laboratoriais do solo. A estimativa para conclusão do projeto é de 10 meses, levando em consideração o processo de licenciamento ambiental. Atualmente está sendo realizada a batimetria, a medição da profundidade do oceano na área em que a obra será executada.

Publicidade
COMPARTILHAR