O Primeiro Grupo Catarinense (PGC) é alvo de uma operação policial nesta terça-feira (21/3). A incursão policial na comunidade visa investigar a operação criminosa em mais regiões do estado.
Desde as primeiras horas da manhã a Polícia Civil esteve em dezenas de casas no Morro do Quilombo, próximo ao bairro Itacorubi, em Florianópolis, para coletar provas sobre a facção criminosa, além de cumprimento de mandados de busca e apreensão em mais 9 cidades.
Segundo a PC foram apreendidas drogas e encontradas anotações, que servirão para a continuidade da investigação sobre os crimes relacionados ao grupo, como tráfico de entorpecentes e armas e homicídios, entre outros. Ao total foram deflagrados 50 mandados de busca e apreensão nas cidades de Florianópolis, Joinville, Palhoça, São José, Blumenau, Criciúma, Guaramirim, Araquari, Itajaí e Camboriú.
Ainda conforme a polícia a investigação desta terça contra o PGC no Morro do Quilombo iniciou em 2022 na Operação Neutrum, da Polícia Federal, quando foi descoberta uma rota de tráfico internacional articulada pela facção de SC. Desde 2021, porém, a atuação do crime organizado na localidade do Morro do Quilombo já é alvo de inquérito policial. Com essas investigações os policiais descobriram mais membros faccionados e suas funções.
Até o momento nenhuma prisão foi confirmada nessa operação.