Faleceu o escritor Emanuel Medeiros Vieira, aos 74, nesta segunda

    emanuel medeiros vieira
    Emanuel teve 25 títulos publicados e chegou a ser indicado ao Nobel de Literatura em 2018 - Foto: Divulgação/CSC

    Artista das palavras, Emanuel Medeiros Vieira faleceu nesta segunda-feira (29/7), aos 74 anos, em Brasília, vítima de um câncer no pâncreas. Escritor, jornalista, poeta e ensaísta – para citar apenas algumas de suas funções no ofício das letras -, Emanuel era natural de Florianópolis e morava na capital federal desde 1979.

    Emanuel começou a escrever aos 14 e não parou por seis décadas. Sua extensa obra literária chegou a 25 títulos publicados, o que lhe rendeu em 2018 uma indicação ao Prêmio Nobel de Literatura, cancelado por problemas internos da academia sueca. Um dos tomos, Olhos azuis: ao sul do efêmero, recebeu o prêmio de melhor romance em 2009 pela União Brasileira de Escritores. Em 2002 também havia sido laureado com o Prêmio Othon Gama D’Eça, da Academia Catarinense de Letras, como melhor livro do ano por Os Hippies Envelhecidos.

    O escritor foi um dos milhares de brasileiros perseguidos pela ditadura militar e chegou a ser preso no tenebroso Doi-Codi, em São Paulo, onde foi torturado. Passou para as histórias o que viveu. Além dos muitos títulos, que ficam para a eternidade, Emanuel Medeiros Vieira nos últimos anos era um dos colaboradores do site Canga Blog.

    Publicidade

    Ele deixou a mulher, Célia, e uma filha, irmãos, sobrinhos e sobrinhas, fora os leitores, que terão na obra do escritor catarinense sempre um farol literário. O enterro foi na tarde desta terça, em Brasília.

    Publicidade
    COMPARTILHAR