Uma mulher que buscou atendimento em posto de saúde de São José partiu para agressão de funcionárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Areias na tarde de segunda-feira (16).
A paciente teria procurado atendimento de emergência na UBS, apesar de não ser o local apropriado para esses casos, na parte da manhã, e foi orientada a retornar mais tarde ou buscar assistência na UPA ou em hospital.
Posteriormente, a paciente retornou de tarde, alegando dor intensa no corpo e na cabeça, o que resultou em seu encaminhamento para a triagem. Três médicos estavam em atendimento, e a recomendação permaneceu a mesma, de buscar atendimento em uma unidade apropriada do SUS.
Porém, ela teria se queixado de demora – não havia horários para encaixes de pacientes extras – e a situação se agravou quando o filho da paciente chegou agredindo verbalmente a equipe do posto de saúde. Logo, a mulher, que havia ido à UBS supostamente com dores e necessitando de cuidados “urgentes”, foi para trás do balcão e partiu para agressões físicas contra uma das funcionárias, empurrando-a e lhe puxando pelos cabelos.
Com a situação de violência da família contra a equipe do posto de saúde, a Guarda Municipal foi chamada para intervir e posteriormente encaminhar os envolvidos para a delegacia.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de São José afirma que se solidariza com a servidora agredida na UBS Areias. “As agressões partiram de uma usuária do serviço e de seus dois filhos que a acompanhavam. Além disso, houve depredação do patrimônio público. No momento das agressões, a UBS funcionava normalmente, sem filas ou atrasos. A profissional foi atendida no Hospital Regional de São José com ferimentos leves e está recebendo auxílio jurídico, emocional e físico da Secretaria de Saúde.”, conclui o comunicado do município.
Flagrante da confusão no posto de saúde
Ver essa foto no Instagram