O Festival Armacell EcoMúsica, em homenagem a Tom Jobim, chega a Florianópolis e São José com três apresentações entre os dias 5 e 9 de junho.
O evento, que celebra os 30 anos de saudade do renomado músico brasileiro, conta com a participação de músicos virtuosos, como Marco Bernardo, Luiz Gustavo Zago, Tiê Pereira, Richard Montano e Claudia Bossle. As performances serão acompanhadas por projeções de videoarte de Ciça Lucchesi.
O festival é idealizado por Fabio Caramuru e já passou por diversos estados do Brasil desde sua primeira edição em 2022. Caramuru destaca a ligação entre a obra de Tom Jobim e a natureza, tema central do evento, que inclui composições inspiradas em sons da fauna brasileira. “Tom Jobim era um grande defensor da natureza, talvez um dos primeiros músicos do Brasil a serem atuantes na defesa do meio ambiente. Eu particularmente me identifico com a obra do Tom e entendi que seria interessante um diálogo entre o repertório dele e a EcoMusica”, afirma o pianista.
Em Floripa e SJ
A estreia do festival em Santa Catarina será no dia 5 de junho, no Teatro Ademir Rosa (CIC), na Capital, com Brasil em Dois Pianos. Em Florianópolis, o pianista também realiza uma masterclass em 8/6, das 16h às 19h, no Centro de Artes (Ceart) da Udesc. As inscrições são gratuitas, pelo Sympla.
Em São José, o Festival Armacell EcoMúsica realiza dois concertos. No dia 7 de junho, o Teatro Hermelinda Izabel Merize, no Centro Multiuso, recebe o Especial Tom Jobim às 20h30, uma homenagem ao músico carioca com um dos grandes virtuoses da cena instrumental do Sul do país: o pianista Luiz Gustavo Zago.
O encerramento do festival, também no Multiuso, terá o espetáculo Vozes da Natureza, com destaque para o pianista Fabio Caramuru, no domingo, dia 9 de junho, às 17. Trata-se de um experiência inovadora na qual o músico apresenta uma celebração da natureza por meio da música.