Festival Internacional de Teatro de Animação começa na terça

    Festival Internacional de Teatro de Animação começa na próxima terça, dia 13, em Florianópolis
    Espetáculo “Felpo Filva” da cia Cirquinho do Revirado - Foto: João Gabriel/Divulgação/CSC

    Começa na próxima terça-feira (13/9) o Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita). Realizada de forma presencial e on-line, a 13ª edição segue até 15 de setembro, com espetáculos de companhias do Brasil e da Holanda, oficina e mesas de conversas. Duas estreias estarão no palco do festival: Oroboro, do grupo paulista XPTO, e JOE 5, da holandesa Duda Paiva Company. Todas as ações são gratuitas.

    O espetáculo que abre a programação é Às Sombras de Anita, da companhia O Sombrista, de Turvo, em 13 de setembro, em dois horários (10h e 15h), no Teatro Carmem Fossari, na UFSC, sempre com bate-papo após as sessões. Inspirada na vida de Anita Garibaldi, a apresentação terá audiodescrição aberta e entrega de texto em braile para a plateia, colocando em evidência e debate a acessibilidade no teatro.

    Pelo menos uma das sessões presenciais de cada espetáculo do Festival contará com tradução em Libras, ferramenta para garantir às pessoas surdas o acesso às apresentações. Os espetáculos JOE 5 (13/9, às 20h, no Youtube) e Oroboro (15/9, 15h e 20h, na UFSC) não têm falas e, portanto, mesmo sem tradução em Libras, são acessíveis aos surdos.

    Publicidade

    No segundo dia, Santa Catarina e Minas Gerais se apresentam no Festival. O espetáculo Felpo Filva, do grupo Cirquinho do Revirado, de Criciúma, está marcado para o dia 14, às 10h e 15h, no Teatro Carmem Fossari, com bate-papo após as sessões. No mesmo dia, no canal de YouTube do Fita, às 15h, vai ter sessão do espetáculo O Som das Cores, da Catibrum Teatro de Bonecos, de Belo Horizonte, seguida da mesa de conversa Acessibilidade no teatro de animação, com Adriana Focas e Natália Rigo.

    Além das apresentações acessíveis, o Fita promove a oficina O surdo e as máscaras neutras, com Natália Rigo e Sassá Moretti, destinada ao público surdo, no último dia de Festival, às 9h, e a mesa de conversas Acessibilidade no teatro de animação. Ambas as atividades são gratuitas e estão com inscrições abertas.

    A programação completa pode ser conferida no site fitafloripa.com.br

    Publicidade
    COMPARTILHAR