Fim de semana de frio em SC precede chegada de ciclone

    Ressaca com ondas de 4m pode atingir a Grande Florianópolis e dificultar pesca

    Nesta sexta-feira (24) e sábado (25), uma frente fria seguida por um sistema de alta pressão traz ventos fortes e persistentes, especialmente nas áreas litorâneas do Litoral Sul e Grande Florianópolis. Ventos de sudoeste/sul, com velocidades médias entre 15 e 25 km/h e rajadas de 45 a 70 km/h, são esperados. O prognóstico é da Defesa Civil estadual.

    Segundo a previsão uma ressaca ocorre com ondas de 2,5 a 3,5m, podendo atingir 4m na Grande Florianópolis e Litoral Sul, e de 1,5 a 2m, com picos de até 2,5m no Litoral Norte. Além disso, há condições para alagamentos costeiros em algumas áreas devido à combinação de ventos e maré astronômica.

    Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio invade o estado, provocando queda acentuada das temperaturas, especialmente nas regiões Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. Os ventos de quadrante sul intensificam a sensação de frio, e o tempo permanece nublado a encoberto no sábado e domingo, com pouca elevação das temperaturas.

    Publicidade

    Na segunda-feira (27), um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul traz temporais, chuvas intensas e vendavais, principalmente dos planaltos ao litoral catarinense. Essa condição persiste até o início da terça-feira (28), quando um novo sistema de alta pressão e massa de ar frio retorna, estabilizando o tempo e baixando as temperaturas pelo restante da semana.

    + Previsão para 5 dias em SC
    + Notícias no Whatsapp

    Publicidade
    COMPARTILHAR