Após um flagrante de esgoto correndo para o mar da Praia do Morro das Pedras, no Sul da ilha de Florianópolis, a prefeitura fez uma varredura no bairro, verificando a ligação sanitária de 115 imóveis.
De acordo com relatório do município, não foram encontradas ligações indevidas na rede pluvial, apenas pequenas irregularidades referentes à caixas de inspeção – seladas, enquanto precisam estar liberadas para acesso dos fiscais – e nas caixas de gordura. Cinco autos de infração foram lavrados para que os proprietários corrigissem os problemas.
A ação aconteceu depois de registro de vídeo postado nas redes sociais por morador, mostrando uma grande quantidade de efluentes despejados no canto sul da praia. A denúncia fez com que uma força-tarefa fosse montada pela prefeitura, com foco na Rua Manoel Pedro Vieira e adjacências.
Sem encontrar uma ligação incorreta que fosse capaz de resultar no volume de esgoto flagrado pelo morador, a prefeitura avalia que a origem possa não ser em um imóvel, mas provavelmente em um veículo.
De acordo com análise da equipe técnica, a suspeita é de que o material despejado seja oriundo de caminhão limpa fossa, que teria liberado o material em bocas de lobo da galeria de drenagem, chegando ao mar do Morro das Pedras. Segundo a prefeitura, se o caso for confirmado será caracterizado como crime ambiental.
Confira o flagrante
Várias denúncias, visitas de vereador, tecnicos e nada resolvido. Praia do Morro das Pedras, Florianópolis. pic.twitter.com/WoC7uCO4Tt
— Eduardo Vasconcellos (@DuVasconcellos_) March 1, 2023