Florianópolis se consolidou como a cidade mais competitiva do Brasil pelo segundo ano consecutivo, de acordo com a quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A classificação, anunciada em 21 de agosto em Brasília, analisa as 404 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes e coloca a capital catarinense na liderança, à frente de capitais como São Paulo, Vitória e Porto Alegre.
A análise revelou que Florianópolis se destaca em quatro dos treze pilares avaliados: Inovação e Dinamismo Econômico (2ª posição), Capital Humano (3ª posição), Inserção Econômica (6ª posição) e Qualidade da Saúde (10ª posição). No total, a cidade está no Top 100 em oito dos pilares analisados.
Santa Catarina também se destacou no ranking estadual, com a capital sendo reconhecida como o estado mais seguro e o segundo mais competitivo no geral. Entre as 17 cidades catarinenses avaliadas, sete figuram entre as 50 mais competitivas do país: Florianópolis (1º), Jaraguá do Sul (12º), Balneário Camboriú (14º), Criciúma (18º), Blumenau (23º), Joinville (31º) e São Bento do Sul (33º).