Florianópolis, São José e Palhoça têm mais de 450 casos ativos de coronavírus

    As três maiores cidades da Grande Florianópolis somam, até esse sábado (13/6), 454 casos ativos de coronavírus. São 120 pacientes em Palhoça, 71 em São José e 263 na capital que estão tratamento ou acompanhamento pelas secretariais municipais de saúde.

    Segundo dados da prefeitura de Florianópolis há uma desaceleração de confirmações de casos na última semana. No acúmulo de casos, a capital está em terceira na lista de cidades com mais casos em Santa Catarina.

    Em Palhoça, os casos tiveram menor aceleração nos últimos dias. Na última semana, porém, a cidade passou a figurar entre as dez com mais casos em SC. Já em SJ há quase o dobro de casos ativos do que no balanço da semana passada, quando havia 46 pessoas em tratamento.

    Publicidade

    Todos os chefes dos poderes municipais são uníssonos quando afirmam que o comportamento da curva de infecções pode voltar a levar as cidades a adotarem medidas restritivas para impor o isolamento social. A reabertura das atividades é justamente condicionada à manutenção de níveis baixos de infecção. Por enquanto, as curvas não mostram um cenário tão favorável. Para a capital, o nível é de risco moderado.

    Somadas, as três cidades que formam o núcleo da região metropolitana já tiveram 1.577 casos de coronavírus confirmados e 12 pessoas morreram pela Covid-19.

    Coronavírus em São José, Palhoça e Florianópolis

    Palhoça: 318 casos, 197 recuperados, 120 ativos, 1 morte; 1.692 testes

    São José: 221 casos, 148 recuperados, 71 ativos, 2 mortes; 3.112 testes

    Florianópolis: 1.038 casos, 766 recuperados, 263 ativos, 9 mortes; 6.669 testes

    Os números mostram que há boas taxas de recuperados em cada cidade – 62% em Palhoça, 67% em SJ e 74% em Florianópolis.

    Casos por bairros

    O bairro da capital com mais casos ativos até esse sábado é o Centro, com 37 casos ativos. A região da bacia do Itacorubi também tem mais casos do que outras regiões da cidade.

    Em São José, Barreiros continua com maior quantidade de casos confirmados. Até essa sexta foram 34 residentes do distrito que foram infectados desde o início da pandemia e 10 permanecem ativos.

    Aririú e Bela Vista, em Palhoça, tiveram também 34 confirmações de coronavírus cada. O Aririú já tem 26 recuperados e o Bela Vista 18. A Barra do Aririú segue logo atrás, com 32 casos e 20 recuperados.

    Transporte coletivo

    A semana foi marcada pela volta do transporte coletivo em São José, Palhoça e Biguaçu, com operação tranquila diante da baixa procura de passageiros e as medidas de higiene para evitar mais contágios pelo vírus. O município de Florianópolis realizou cerca de 1,5 mil testes de coronavírus nos funcionários do transporte coletivo nessa sexta (12) para evitar que trabalhadores infectados atuem nos ônibus a partir da próxima quarta-feira (17), data marcada para o reinício do serviço.

    Casos em SC

    Segundo o governo estadual, há registro de 13.165 pacientes com teste positivo para coronavírus em SC até sexta (12), sendo que 8.919 estão recuperados e 4.055 continuam em acompanhamento. A Covid-19 já causou 191 óbitos no estado desde o início da pandemia.

    Publicidade