De acordo com os números divulgados pelas prefeituras, até esta sexta-feira (19/02) Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu estão com 3.186 casos ativos de coronavírus. As quatro maiores cidades da região metropolitana de Florianópolis apresentaram um aumento nos casos monitorados, se comparado aos dados compilados pela Granfpolis nessa quarta-feira (17/2), quando marcava 2.994 casos em acompanhamento. O aumento aconteceu principalmente no município de Palhoça, que passou de 702 para 907 nesses últimos dois dias.
Além do aumento de 205 casos ativos da doença pulmonar em Palhoça, Florianópolis apresenta um aumento de 71 casos, hoje são 1.723 e na quarta eram 1.652. Já São José é o único município que apresenta queda: dois dias atrás eram 488 e hoje são 404, menos 84 casos ativos. A Prefeitura de Biguaçu não atualizou os dados desde o dia 17 de fevereiro. No total, Santa Catarina tem 23.545 casos ativos.
As quatro cidades somam 847 vidas perdidas por conta das complicações da Covid-19. Por outro lado, a taxa de recuperação é alta, em torno de 96%.
Situação da região
Conforme a última matriz de risco potencial da Covid-19 divulgada, a região da Grande Florianópolis permanece na fase vermelha, de nível gravíssimo. A taxa de ocupação de leitos de UTI na região é de 85,77%, com 229 dos 167 leitos ocupados, sendo 116 por pacientes de Covid. A capacidade de atenção da rede do SUS – um dos componentes da matriz de risco – tem sido classificada também na faixa vermelha. Com aumento dos casos, o governo estadual busca reativar leitos parados e a prefeitura da capital já divulgou que vai comprar leitos na rede particular para desafogar os hospitais da região. O Hospital Florianópolis, referência no tratamento de Covid na região, está constantemente lotado.
Por Évelyn Cazão – redacao@correiosc.com.br