Florianópolis tem o maior acúmulo de chuvas em 24 horas

    Carro da defesa Civil em queda de barreira em Florianópolis, cidade que teve maior acúmulo de chuvas em sc em 21 de janeiro
    Equipes trabalhando na Jornalista Jaime de Arruda Ramos, Lagoinha. Via interditada. - PMF/Divulgação/CSC

    Por Évelyn Cazão – redacao@correiosc.com.br

    A Defesa Civil estadual divulgou boletim na manhã desta quinta-feira (21) sobre a situação da frente fria que afetou grande parte de Santa Catarina com fortes chuvas a partir de terça-feira (19), ocasionando deslizamentos de terra e alagamentos em diversos municípios.

    Nas últimas 24 horas, Florianópolis teve o registro de maior acúmulo de chuvas, totalizando 127 mm, seguida por Garopaba (126 mm), Benedito Novo (113 mm), Pomerode (94 mm), Barra Velha (89 mm) e Bombinhas (84 mm).

    Publicidade

    Já os municípios com menos chuvas registradas das 9h de quarta-feira (20), às 9h desta quinta-feira (21), foram: São José (53 mm), Ilhota (54 mm), Itaiópolis (56.8 mm), Governador Celso Ramos (57 mm) e Porto Belo (64 mm).

    Lista com chuva acumulada nas últimas 24h
    O acumulado de precipitação em SC ficou em 1.544,4 mm, nas últimas 24 horas. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/CSC

    Com o alto acumulado de precipitação na capital, a Defesa Civil Municipal alerta que a chuva deve persistir até o próximo fim de semana. No momento, bairros como Campeche, Ingleses e Rio Vermelho estão com ruas alagadas, e o órgão afirma já estar tomando as providências necessárias para diminuir os problemas causados pelo volume de água nesses locais.

    Além disso, pequenos deslizamentos também estão sendo registrados. Na manhã desta quinta-feira (21/1), um deslizamento mais grave atingiu a Estrada Jornalista de Arruda Ramos, onde a equipe de infraestrutura da prefeitura faz a limpeza da via. Até o momento, não há serviços essenciais prejudicados.

    equipes de limpeza trabalhando para desobstruir a rua
    Equipes de limpeza trabalham para desobstruir rua na Lagoinha, Norte da Ilha. – Foto: PMF/Divulgação/CSC
    Previsão do tempo para sexta-feira (22/1)

    Segundo informações da Defesa Civil, a circulação marítima ainda favorece dia nublado com variação de nuvens e chance de chuva a qualquer hora do dia dos planaltos ao litoral. Pontualmente, os acumulados ainda podem ser altos. Na porção oeste, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuva a partir da tarde, não se descartando a chance de temporais bem isolados. Assim, o risco é moderado para os desastres.

    O dia começa com temperaturas amenas: 11°C no Planalto Sul e de 17°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam mais altas na porção oeste, áreas do Litoral Norte, Baixo/Médio Vale (25°C a 29°C), enquanto que no restante do estado variam de 18°C a 24°C. Ventos de leste/nordeste, com fraca a moderada intensidade, e rajadas de ventos isoladas, até 45 km/h.

    Publicidade