O programa Floripa Se Liga Na Rede, da prefeitura em parceria com a Casan, completou na última segunda-feira (30/11) um ano de trabalho no Centro de Florianópolis, com 1.817 inspeções realizadas, incluindo retornos. Balanço atualizado do programa aponta 77% dos imóveis inspecionados com algum tipo de irregularidade nas ligações de esgoto – taxa menor que a registrada nos primeiros meses de atuação, entre 96% e 90%.
Iniciadas na região próxima à Beira-Mar Norte, as inspeções do Floripa Se Liga Na Rede no Centro já abrangem praticamente toda a área entre a Baía Norte e a Avenida Mauro Ramos, passando por diversas vias importantes da capital catarinense, como as avenidas Rio Branco e Hercílio Luz e as ruas Tenente Silveira, Padre Roma, Bocaiuva e Esteves Júnior.
De março a novembro, o programa inspecionou 1.284 imóveis – shoppings centers, hotéis, condomínios, prédios comerciais, lojas, casas, restaurantes, instituições de ensino – e realizou 320 retornos. Somente 147 apresentavam-se regulares em 1ª inspeção; 294 regularizaram suas ligações de esgoto com o Se Liga Na Rede no período.
O que é encontrado nas inspeções
Os problemas mais comuns estão relacionados à caixa de gordura, principalmente pela ausência do dispositivo, mas também pelo subdimensionamento ou inconformidade com as normas técnicas. Ainda assim, esgoto conectado à rede pluvial – uma das irregularidades mais graves, considerada crime ambiental pela legislação – foi constatado em 154 imóveis do Centro nos últimos nove meses, em torno de 12% do total de inspeções. Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías.
Uma das frentes da política de saneamento básico da cidade, o Floripa Se Liga Na Rede oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede coletora. O agendamento da inspeção fica a cargo do morador ou proprietário.
O programa realiza testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel, fazendo um pente-fino das ligações sanitárias. Em caso de irregularidade, o cidadão é orientado pela equipe técnica sobre como fazer as adequações necessárias, recebendo um prazo para regularização – que será comprovada e registrada em nova inspeção.