Os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) são destinados a estudantes com idade de 12 a 17 anos com deficiências física, auditiva, intelectual e visual.
Este ano o evento deve reunir aproximadamente 408 participantes de 197 escolas entre atletas e técnicos. Estará em disputa às modalidades de atletismo, basquete de cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, goalball, judô, voleibol sentado, tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e futebol sete.
A maioria das modalidades será disputada nas dependências esportivas da UFSC. As exceções serão o tênis de mesa, que será no ginásio Capitão Waldir Schmdt, e a natação, que terá como palco a piscina da Elase.
“Conseguimos esta parceria com a UFSC garantindo assim o alojamento para os atletas, além disso, estaremos monitorando as delegações com uma equipe que dará suporte 24 horas para atender toda e qualquer demanda”, relata o Superintendente da Fundação Municipal de Esporte de Florianópolis, Maycon Oliveira.
A cerimonia de abertura oficial vai ocorrer nesta quinta-feira (5/6), no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina às 18h30.
As escolas campeãs das modalidades farão parte da seleção catarinense que participará da etapa nacional da competição, as Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas de 20 a 25 de novembro em São Paulo. Nesta competição, em 2017, Santa Catarina foi vice-campeã Brasileira, atrás somente de São Paulo, o campeão geral.