Bombeiros militares trabalham no controle de um incêndio no topo do morro do Cambirela, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Por volta de 12h30 desse domingo (26/4) equipes do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foram acionadas para o combate às chamas no local, composto no pico por campos de altitude. A mata está seca em decorrência da estiagem dos últimos meses e o vento no pico ajuda na propagação das chamas.
Como o local é de difícil acesso e levaria algum tempo para que as equipes cheguem por terra, o helicóptero Arcanjo 01 foi acionado, para combater as chamas com o equipamento “bambi bucket”, que é uma bolsa para captação de água, além de levar os bombeiros para atuação por terra, no pico do morro. Foram enviados nove bombeiros militares de São José e Palhoça para esta operação.
Após mais de quatro horas de trabalho, foi controlado o incêndio no local inicial, porém foi iniciado outro foco, do outro lado do morro.
Na manhã de amanhã, segunda-feira (27/4) haverá uma nova avaliação realizada pela aeronave Arcanjo e as equipes do 10º BBM estarão a pronto emprego já nas primeiras horas do dia.
A Polícia Militar Ambiental iniciou as buscas nas trilhas, para a localização dos suspeitos.
O helicóptero foi utilizado tanto para descarregar água diretamente sobre as chamas, quanto para levar equipes de solo diretamente para o topo para atuar no combate com abafadores.
O pico faz parte da cadeia de montanhas da Serra do Tabuleiro, formação integrante do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que abrange nove municípios. As montanhas são responsáveis pela formação dos rios que abastecem a Grande Florianópolis.
Nessa semana, a Polícia Civil indiciou quatro homens por incêndios que atingiram em 15 de janeiro outra parte do parque, na Baixada do Maciambú.