Foragido por esquema de pirâmide em criptomoedas é preso em Jurerê

Carro em que Claudio Barbosa foi flagrado
Carro em que Claudio Barbosa foi flagrado; segundo autoridades, vivia vida de luxo em Florianópolis após golpes por pirâmide - Foto: PMRv

Cláudio Barbosa, o último líder da pirâmide financeira Trust Investing que permanecia foragido, foi capturado pela polícia na noite de terça-feira (28/5) em Jurerê, em Florianópolis. A prisão ocorreu quando policiais militares receberam informação de que um homem procurado da justiça estava circulando pelo bairro em um carro preto.

O veículo foi localizado pelos agentes da PMSC durante rondas na região e constatado que de fato com tinha mandado de prisão ativo. Preso, foi enviado à sede local da Polícia Federal.

O mandado de prisão em seu nome havia sido emitido pela justiça de Mato Grosso do Sul. Barbosa era o único integrante do esquema que ainda não havia sido detido desde a operação inicial “La Casa de Papel”, em 2022, que resultou na prisão de outros três sócios da empresa, todos indiciados por participação em pirâmide financeira.

Publicidade

O Ministério Público Federal, após investigações, revelou que Barbosa utilizava diversas empresas fictícias e “laranjas” para esconder a origem dos valores provenientes da operação fraudulenta da Trust Investing, da qual era líder. Uma das formas de movimentar o dinheiro ilícito era através da empresa de uniformes.

Barbosa também adquiriu ao menos quatro carros de luxo, registrados em nome da empresa de sua ex-mulher, de seu filho e até mesmo de uma tia dela, de 78 anos, como forma de ocultar a origem dos recursos. Essas revelações fortalecem as evidências contra ele, apontando para um esquema complexo de lavagem de dinheiro.

Segundo o Portal do Bitcon, o prejuízo deixado aos investidores é estimado em R$ 4,1 bilhões, captados desde o início das operações da empresa em 2019.

Publicidade
COMPARTILHAR