Após dois anos e quatro meses em reformas, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones reabre para visitação nesta segunda-feira (22/5). A obra de restauro e readequação da fortaleza está pronta desde março, mas devido a adequações técnicas ela será reaberta somente agora.
As obras incluíram a reconstrução dos rebocos à base de cal de todas as construções, reforma dos tetos e telhados, instalações de sanitários e um sistema de placas fotovoltaicas que fornecerá energia elétrica para todos os ambientes e equipamentos. Em um local construído para ser inacessível, agora recebeu funções de acessibilidade, como elevador para cadeirantes.
Cerca de R$ 8 milhões foram investidos nas obras da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.
Essa é a terceira fortaleza do triângulo de defesa da baía norte da Grande Florianópolis, que foi restaurado e reaberto em etapas também nesse ano: São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim.
As fortalezas podem ser visitada das 8h30 às 18h30, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Para visitação às fortalezas de Ratones e Anhatomirim é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela UFSC, que faz a gestão do patrimônio. Não é necessário agendamento ou inscrição, basta aportar.
Para ingresso nas fortalezas da UFSC, é cobrada uma taxa de visitação, utilizada na manutenção dos monumentos e na estrutura de apoio ao visitante. Escolas públicas podem solicitar previamente a isenção.
Exposição de desenhos e pinturas
Os visitantes da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones podem prestigiar a exposição O olhar artístico sobre [o patrimônio cultural e arquitetônico d]as Fortalezas da Ilha de Santa Catarina. A mostra apresenta uma série de desenhos e pinturas com distintas técnicas sobre papel (grafite, nanquim, aquarela), que integram um livro e retratam esse importante patrimônio catarinense.