Em assembleia realizada nesta quinta-feira (27/6), os trabalhadores técnico-administrativos da UFSC decidiram rejeitar a nova proposta do governo federal e manter a greve, que já perdura há 108 dias. A greve dos professores foi encerrada há 9 dias.
A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral de Greve organizada pelo sindicato Sintufsc, onde a categoria também não autorizou a assinatura do termo de acordo proposto pelo comando nacional de greve da Fasubra.
O principal motivo para os funcionários rejeitarem a proposta foi a falta de modificação na proposta final do governo, que já havia sido rejeitada anteriormente pelos trabalhadores.
Entre as reivindicações dos grevistas estão a revisão da estrutura salarial, destacando que o último reajuste ocorreu em 2015, resultando em perdas salariais superiores a 70% desde então. Houve, porém, reajustes menores nesse período.
Além disso, foi aprovada uma orientação para que o Comando Nacional de Greve aproveite a reunião agendada com o governo para negociar a inclusão de mais reivindicações, que não foram contemplados no termo de acordo atual.