Nesta segunda-feira (20), a cidade de Garopaba, no Litoral Sul, estabeleceu tarifa zero para o transporte público. O serviço será iniciado em 1º de março, tornando-se a terceira cidade de Santa Catarina a adotar a gratuidade no transporte coletivo, juntamente com Governador Celso Ramos e Forquilhinhas.
A aprovação ocorreu por repactuação do contrato com a empresa Expresso Garopaba, após um acordo na justiça e a retirada de um projeto semelhante que tramitava desde abril de 22 na câmara municipal. Por causas das perdas no setor de transporte, a possibilidade já era discutida desde a gestão anterior.
O pagamento do transporte público em Garopaba será realizado em forma de subsídio e por quilômetros rodados mensalmente, conforme o acordo, no valor de R$ 10,39/km. A concessionária deverá disponibilizar o sistema de controle de passageiros e quilometragem, além de seguir os horários e itinerários definidos.
Na avaliação da prefeitura de Garopaba o estímulo ao transporte coletivo deve aliviar o trânsito na cidade de 30 mil habitantes, reduzir a emissão de gases poluentes e garantir o direito à locomoção.
No Brasil, 55 cidades oferecem a gratuidade ao passageiro no transporte público, até o momento, a maioria de pequeno porte, com até 250 mil habitantes.