Na madrugada desta sexta-feira (7/9), no bairro Kobrasol, a Guarda Municipal de São José (GMSJ) executou a operação “Lei Seca”, com o objetivo de diminuir os índices de acidentes e mortes decorrentes da combinação de álcool e direção.
Na operação, os condutores foram abordados e submetidos ao teste do etilômetro, onde quatro condutores foram autuados por dirigir sobre efeito de álcool e um foi conduzido à delegacia pelo crime de embriaguez ao volante.
Entre as infrações mais frequentes estão a condução do veículo sob efeito de álcool, recusa em fazer o teste do etilômetro ou ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou licenciamento vencido.
O Brasil tem mais de 40 mil mortos por acidentes de trânsito por ano. “É exatamente por essa necessidade, essa urgência, que é inaceitável (beber e dirigir], temos uma legislação rígida para tentar frear esse comportamento errôneo da sociedade brasileira”, informou um dos agentes da Guarda.
A punição para quem é flagrado dirigindo alcoolizado envolve a suspensão da CNH, 7 pontos no prontuário e multa de R$ 2.934,70.
Para quem faz o teste do bafômetro e ultrapassa o limite de 0,33 miligramas de álcool, há o enquadramento por crime de trânsito e uma possível detenção por seis meses a três anos.
Acidente em Florianópolis
Já na manhã desta sexta, um motorista embriagado trafegou na contramão da Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, e colidiu de frente com outro veículo e mais outros dois carros. Com o impacto da batida, próximo ao Koxixo’s, o Chevrolet Corsa dirigido pelo homem de 30 anos pegou fogo. Apesar da gravidade, ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6h.
Ao ser submetido ao teste do etilômetro, foi constatado que o homem, que não teve a identidade revelada, havia ingerido grande quantidade de álcool. Ele foi autuado em flagrante e levado para a delegacia.