Daniela Reinher, governadora em exercício de Santa Catarina, divulgou pela assessoria de imprensa nessa quinta-feira (29/10) uma nota oficial esclarecendo que é contrária ao nazismo. A governadora se viu obrigada a confirmar sua posição depois de responder genericamente na coletiva de posse se concorda ou não com as ideias neonazistas do pai, Altair Reinehr.
Na ocasião, Daniela não foi suficientemente enfática contra o regime e o que acha do holocausto judeu da segunda guerra mundial, fato distorcido pelo pai em livros revisionistas.
Nota oficial da governadora
“Antes de mais nada é preciso declarar que sou contrária ao nazismo, assim como sou contrária a qualquer regime, sistema, conduta ou posicionamento que vá contra os direitos individuais, garantias de segurança ou contra a vida das pessoas, e sinceramente, pensei ter deixado isso claro quando fui questionada durante entrevista coletiva concedida na terça-feira (27/10), independente das palavras usadas.
Consigo entender a reação das pessoas ante o posicionamento que me imputaram, e principalmente porque isso aconteceu de forma injusta, a partir de uma atitude antiética, que apresentou um vídeo editado, com uma pergunta alterada.
Sou amiga de Israel e dos Judeus, e qualquer ilação contrária não corresponde com a verdade”.