Na quarta-feira (23/10), o governador Jorginho Mello autorizou o início dos projetos para uma nova rodovia no Litoral. Esta rodovia, chamada de Corredor Litorâneo Norte ou Via Mar, será uma alternativa à BR-101, que, atualmente, enfrenta congestionamentos frequentes.
A construção da Via Mar terá 145 quilômetros de extensão e, além disso, o projeto será viabilizado por meio de uma parceria público-privada. Essa iniciativa representa um passo significativo para a infraestrutura estadual.
A assinatura do documento marca o começo do planejamento detalhado do projeto. Isso inclui, entre outras coisas, estudos de impacto ambiental e traçados técnicos, que são necessários para o avanço da obra.
Os projetos executivos foram divididos em cinco lotes. Na quarta-feira, foi assinada a ordem de serviço para quatro lotes, que vão de Joinville até Itajaí. A previsão é que a construção comece assim que a conclusão dos projetos e a liberação das licenças sejam realizadas.
De acordo com Jorginho Mello, a nova rodovia será essencial para impulsionar a logística de Santa Catarina. Ele destacou, ainda, que a obra beneficiará indústrias, portos e o comércio local.
“Nós estamos passando o governo a limpo em todas as áreas. O Programa Estrada Boa é um sucesso. Hoje, esse lançamento traz uma nova rota pela Via Mar, que servirá como uma alternativa de deslocamento”, afirmou Mello.
Corredor Litorâneo
Quando concluída, a nova rodovia melhorará, sem dúvida, a mobilidade na região costeira. O Corredor Litorâneo Norte ajudará a desafogar o trânsito da BR-101, uma das rodovias mais movimentadas do Brasil.
Além disso, essa nova rodovia facilitará o escoamento de produtos e a circulação de pessoas. Dados da Secretaria de Estado do Planejamento mostram que a região abriga 60% da população catarinense, o que justifica ainda mais a necessidade da obra.
A expectativa é que a Via Mar impacte diretamente o transporte de produtos industriais, agrícolas e pesqueiros. Assim, o projeto também deverá promover o turismo ao facilitar o acesso a diversos destinos litorâneos.
Consequentemente, a nova rodovia melhorará significativamente o fluxo de caminhões para os portos de Itajaí e São Francisco do Sul. Dessa forma, haverá redução de custos e tempo de deslocamento.
Ricardo Grando, secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, mencionou que a parceria público-privada é essencial para o projeto. Ele destacou que a Via Mar contará com seis pistas, três em cada sentido, proporcionando mais eficiência no tráfego.
O ato de assinatura ocorreu na Casa D’Agronômica e reuniu autoridades e representantes do setor logístico. Dagnor Schneider, presidente da Fetrancesc, ressaltou a importância da rodovia para o estado.
“Santa Catarina tem a menor malha pavimentada do Brasil. A infraestrutura rodoviária é, sem dúvida, uma prioridade. Precisamos, portanto, de alternativas para evitar o colapso da BR-101 Norte”, afirmou Schneider.
O novo Corredor Litorâneo Norte representa um avanço importante para a mobilidade e a logística de Santa Catarina, contribuindo, assim, para o desenvolvimento econômico do estado