Governo de SC recebe 126 mil doses da Coronavac em São Paulo

    caixas e ampolas de doses da coronavac que são entregues na segunda em são paulo
    Ato simbólico marca a entrega da Coronavac para o governo federal e outros estados - Gov Sp/Divulgação/CSC

    O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acompanha nesta segunda-feira (18) o “Ato Simbólico de Recebimento das Vacinas – Brasil Imunizado”, em São Paulo, com a entrega das doses contra a Covid-19. A cerimônia, realizada pelo Ministério da Saúde, terá participação de outros estados e está marcada para as 7h em Guarulhos. De acordo com o secretário, são 126 mil doses da Coronavac que o governo de São Paulo vai disponibilizar a Santa Catarina.

    Neste domingo, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram por unanimidade o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a Covid-19. Um grupo de pouco mais de 100 pessoas já foi imunizado com a Coronavac, como a enfermeira Mônica Calazans, primeira pessoa no país a receber a dose.

    “Toda a nossa rede de saúde e logística já está mobilizada para dar início à imunização em Santa Catarina. A autorização da Anvisa para uso emergencial das vacinas é uma conquista muito importante. Mas esse é apenas o passo inicial de um processo que ainda vai requerer que tenhamos muita responsabilidade até chegar ao estágio em que estaremos todos imunizados. Precisamos seguir nos cuidando”, ressaltou o governador Carlos Moisés.

    Publicidade

    O Ministério da Saúde afirmou que após a aprovação da Anvisa, o início da vacinação pode ocorrer em até cinco dias. A previsão do governo catarinense é de que o processo possa começar no dia 20 ou 21 de janeiro.

    “Nós já estamos preparados na questão logística e realizamos distribuição de insumos nos últimos dias. Há quantidade suficiente de materiais para atender as primeiras fases da campanha de vacinação”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

    Na sexta-feira (15/1) o governador explicou que, a partir do momento da chegada dos vacinas, elas serão enviadas aos municípios catarinenses em até 24 horas. Carlos Moisés lembrou ainda que Santa Catarina já lançou o Plano Estadual de Vacinação, alinhado ao Governo Federal.

    Em relação aos insumos, mais de 5,3 milhões de unidades, entre seringas e agulhas, já foram encaminhadas aos municípios. Além disso, no estoque geral da Secretaria de Estado da Saúde, há mais de 7 milhões de itens.

    Publicidade
    COMPARTILHAR